Menu

segunda-feira, maio 30, 2011

Ditadura nem tão velada...

Dizem que o Brasil é um país democrático, que a ditadura militar aqui foi derrubada mas... O Brasil é o único país da América do Sul que nem tentou condenar ex-ditadores ou mandá-los ao exílio. Toda a corja da ditadura  militar (inclusive os coronéis que apoiaram) ainda está por aqui, com cargos políticos "vitalícios" passados de pai para filho, para netos... Certos estados ainda são como feudos, monarquias - acreditem.

Semana passada teve o maior bafafá por conta da Marcha da Liberdade, onde pessoas iriam se manifestar pacificamente a favor da legalização da maconha. A polícia militar e o tribunal de justiça (?) de São Paulo proibiram tal direito a expressão de liberdade. Depois resolveram o impasse, mas várias coisas não puderam ser feitas, como usar camisas sobre o tema, exibir faixas... Até hoje eu não tinha visto manifestação sem panfletagem, camisetas, faixas, mas enfim! Sempre há uma primeira vez pra tudo nessa vida.


A primeira tentativa foi marcada por vários abusos da polícia: cacetadas a esmo, gás de efeito moral (e isso que o gás lacrimogêneo já foi proibido no Chile, por possuir efeito abortivo), balas de borracha, sprays de pimenta nos olhos das pessoas... Isso porque supostamente a polícia deveria estar lá para proteger a integridade física dos manifestantes, caso houvesse algum foco de briga, violência...

Eu sei que existem várias causas mais importantes pelas quais poderíamos protestar, como corrupção, salários altíssimos dos políticos e muitas outras coisas mas democracia é isso aí, cada um teria a liberdade de expressar o que quer, que mudanças deseja para a sociedade etc. Não tá contente? Pega sua turminha e vá às ruas protestar contra o que você acha errado.

É o cúmulo essa proibição e posterior restrição a direitos que todo cidadão deveria ter em uma democracia. Aquele louco criminoso que atropelou várias pessoas que estavam em suas bicicletas, está alegando que eles não tinham permissão da polícia. Do jeito que as coisas andam, daqui uns dias até pra ir no boteco da esquina com uns amigos vamos precisar de autorização.

Enquanto isso vários crimes acontecem por aí... Cadê a polícia atrás dos políticos corruptos, dos coronéis, marajás, estupradores, ladrões de colarinho branco...?




Para saber mais sobre o efeito nocivo do gás lacrimogêneo, visite este endereço.

Nenhum comentário: