Menu

quarta-feira, maio 25, 2011

Fé demais não cheira bem

Há alguns dias era pra o mundo ter acabado, segundo Harold Camping, idiota adepto de um novo tipo de seita que ele mesmo inventou interpretou. Mas não acabou (impressão, né!).
Agora o retardado tem de se explicar aos seus outros retardados seguidores. Ou não! Porque vários deles acham que foi mais uma prova da evidência de deus, para testar-lhes a fé (oi???).

Camping (imagino que seja mais conhecido como "aquele velho maluco", haha) gastou seu dinheiro com publicidade e viajando pelo mundo para divulgar sua loucura teoria: um terremoto gigantesco que começaria ao mesmo tempo em várias partes do mundo daria um fim em tudo - exceto aos crentes e seguidores dele. Diz que tirou essa de textos bíblicos, e suponho que seja do velho testamento - partes da Torah (livro judeu) escolhidas a dedo pelos cristãos manipuladores dos primeiros anos da instituição católica. Uma compilação mal feita, incompleta de toda a mitologia judaica, visto que várias passagens da bíblia não são lá muito claras e, afirmam os espíritas (kardecistas) que são alegorias cuja interpretação se perdeu com o tempo. Mas enfim...

O pior é que muita gente "fraca das ideias", desiludidas com algo/alguém (ou com tudo e todos) embarcou nessa e se deu mal. É o caso de Robert Fitzpatrick, um aposentado que torrou 140 mil dólares somente em publicidade à causa de Harold Camping. Imaginem quantas pessoas ignorantes mais gastaram todo seu patrimônio nessa furada, deixando seus filhos e dependentes falidos... E quanta coisa boa poderiam ter feito com todo o dinheiro investido: creches, asilos, orfanatos, abrigos para animais de rua etc. Ou mesmo para causas vistas como não tão nobres assim, como o culto à própria beleza (eu não precisava de tudo isso para fazer uma plástica no nariz com o Pitanguy, por exemplo!).

Embora a notícia toda tenha sido vista mais como algo cômico, acho é triste. Por não podermos confiar no próximo, indivíduos de nossa própria espécie é que caímos nessas ciladas...
Não sou cristã, mas creio que se todos os homens seguissem a risca os princípios éticos (não digo morais pois cada lugar tem sua cultura), como os direitos universais dos homens e dos animais (que não sei porque ainda diferenciam tanto um animal de outros, mas ok) o mundo seria bem melhor.




Algumas informações mais específicas foram retiradas de matéria sobre o assunto no endereço virtual da Folha.com

Nenhum comentário: