Menu

domingo, março 25, 2012

Direitos iguais ainda são lenda no Brasil

No clima do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o governo aprovou uma lei que multa as empresas caso discriminem as mulheres no quesito salário. Mas passada a euforia da data comemorativa, adivinhem? O governo simplesmente "puxa o carro".

Me surpreendi pelo projeto ser de um político aqui do Mato Grosso do Sul, o deputado Marçal Filho do PMDB. De acordo com o projeto de igualdade salarial, a empresa que remunerar de forma discriminatória o trabalho da mulher em relação ao do homem, pagará uma multa de 5x o valor da diferença entre os salários pelo período da contratação.

Sabem por que a lei não foi sancionada? Por pressão de empresários, através de uma ação do representante do PMDB no Senado, Romero Jucá (no dia 9 de março). Ele mandou o projeto para reexame à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e obteve a assinatura de mais 8 senadores - em nenhum texto encontrei o nome desses 8 senadores. Temos o direito de saber para não colocá-los outra vez no poder. Caso alguém encontre, comunique-nos!

E nossa presidente mulher não fez nada a respeito disso, nem comentou...



Textos de referência:

Nenhum comentário: