Menu

quinta-feira, maio 31, 2012

31 de maio: A queda da Medida Provisória 557

Que bom que nem só de notícias angustiantes vivemos nós, mulheres - seres humanos dotados de livre arbítrio, assim como os homens.

Depois de muita preocupação, muito bafafá, muito barulho, a tal MP 557 perdeu a validade. Para quem não se lembra, foi uma medida provisória totalmente tosca que onde colocava o feto como nascituro - uma pessoa com direitos civis - o que poderia empacar os processos de abortos legais que já conquistamos. Fora outros detalhes, como a esmola de 50 reais para a gestante se responsabilizar pela locomoção - que seria dever do Estado. Ah, e também o cadastramento de todas as mulheres grávidas para monitoramento - de quê? Sendo que que o real problema da morte de mulheres e bebês é o mau atendimento, a má qualidade dos hospitais, a falta de médicos nos hospitais públicos, falta de atendimento etc. A suspeita é que usariam esse cadastro para monitorar a vida íntima alheia, denunciar quem levou ou não adiante a gestação.

Parece que a grande preocupação dos governantes é o controle do corpo da mulher. Abortar é crime no nosso país, mas o machismo não; e cada vez mais se esmeram em torná-lo Lei.


Nenhum comentário: