Menu

quinta-feira, março 17, 2011

Brasil, meu Brasil brasileiro...

"...meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos"
Trecho de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso




Bonito, não é mesmo?
Nosso país é cheio de artistas: poetas, escritores, cantores, compositores, atores, pintores...! E assim vai. Muita gente que faz sucesso aqui e no exterior. Alguns são artistas anônimos, mas que tem seu valor reconhecido onde vivem. Outros, são artistas consagrados no país (quem nunca ouviu falar em Chico Buarque de Hollanda ou Maria Bethânia, por exemplo?).

Chico Buarque galãzão! Haha


Depois da popularização da internet, os não-consagrados pela mídia tradicional (rádio e televisão) viram uma oportunidade de divulgação de suas obras. Atualmente muitos artistas "nasceram" no meio virtual, e só depois foram para a tv ou o rádio.


Como começo de qualquer carreira no meio artístico, quem não tem parente famoso, começa com "uma mão na frente e outra atrás", levando, até, décadas para alcançar algum sucesso. A cantora (intérprete e compositora) de música popular Ana Carolina iniciou sua carreira se apresentando em barzinhos, na noite. Levou anos até que sua bela voz chegasse ao público que tem atualmente.

Mas voltemos à Maria Bethânia...
Não sou fã da cantora e nem acompanhei sua trajetória, mas já ouvi algumas músicas interpretadas por ela e achei muito bonitas. Bethânia tem a voz "macia", admito.
O que não posso tolerar, é o fato dela ter conseguido uma autorização do Ministério da Cultura para receber (segundo a Folha.com) 1,3 milhão para criar um BLOG.
PARA CRIAR UM BLOG!!!

Diz que a verba é para uns vídeos, que ela (na verdade algum assessor, claro) postaria no blog todos os dias. Ao todo, serão 365 vídeos dirigidos por Andrucha Waddington, diz a notícia.
Meu... Por acaso Maria Bethânia já deve ter vários vídeos cantando várias músicas e interpretando vários poemas ao longo da carreira.
Mas não! Tem de ser novos, exclusivos para o tal blog. Para isso será necessário muito dinheiro, 1,3 milhão.
TENHA DÓ, BETHÂNIA!

O diretor e produtor de cinema e publicidade Andrucha Waddington


Ah, mas quem disse que esse dinheiro sairá dos cofres públicos? Pode ser captado através de empresas.
Acontece que as supostas empresas que doarem verba para esse projeto faraônico (não, porque pelo preço tem de ser!) podem abater impostos. Que iriam (supostamente) para onde? - pergunto a vocês.

Maria Bethânia - se esforçando para ter um mundo com mais poesia (oi?)




PS: Caso o Ministério da Cultura queira financiar meu blog de poesias (Fragmentos por Inteiro) ou o meu blog de literatura (Insights Literários), aceito propostas acima de 500 mil dólares, obrigada!

4 comentários:

Thays disse...

Pois é! Se ela acha que o mundo precisa de mais poesia, porque ela não pediu essa grana pra fazer um projeto social com a população? Levando livros a lugares sem biblioteca, incentivando a leitura em várias camadas da população (afinal não é todo brasileiro que tem acesso à internet).
Extremamente egoísta esse projeto dela.
Creio que ela deve ter decepcionado uma quantidade considerável de fãs...

Docinho disse...

E deu polêmica, você viu? Porque agora tem uns "jornalistas" com argumentos de sabedoria de rodoviária dizendo que quem tá "falando mal" (oi?) da Maria Bethânia é porque TÁ COM INVEJA. Me poupem...
Ninguém falou mal da cantora, e caso tenha feito não foi por motivos pessoais. Mas esse projeto realmente não é necessário, sendo que o Brasil tem tantos outros problemas... Se fôssemos um povo com educação pública de qualidade, condições de vida - no geral - aí o gasto de quase um milhão e meio com um blog assim seria coerente.

Docinho disse...

A página virtual da revista Carta Capital fala também do assunto:
http://www.cartacapital.com.br/politica/recurso-milionario-para-blog-de-cantora-expoe-precariedades-da-lei-rouanet

Dá uma olhada nos comentários.

Docinho disse...

Agora é a Maria Rita quem pediu para autorizar a arrecadação de 2,2 mi (oi???) para regravar as músicas da mãe dela