Menu

segunda-feira, abril 04, 2011

Vale a pena!

A gente sempre diz que a televisão brasileira só tem besteiras, programas inúteis... E realmente existem muitos programas que não acrescentam nada de útil a nossa vida. Eu poderia citar todos aqui, mas creio que muita gente quando ler isso (a esperança é a última que morre) vai lembrar de pelo menos uns 10 deles. Mas existem alguns - raros - que ainda valem a pena.

Hoje a TV Brasil passou o primeiro programa de uma série de três. É um documentário sobre a época da ditadura militar no Brasil ("Golpe de 64", que os militares ainda insistem em chamar "Revolução de 64"), assunto que veio mais a tona depois da eleição que colocou Dilma Rousseff (versão do original búlgaro Russev), na presidência - uma pessoa que sofreu toda a violência e repressão durante a gestão militar.

Ficha policial


Enfim... O documentário se chama O dia que durou 21 anos, e começou a ser exibido HOJE (dia 05/04). Terá continuação nos próximos dois dias consecutivos também. O programa coloca gravações da época, documentos sobre essa conspiração que teve origem e apoio de outro país, os E.U.A.

Eu lembro que no ensino médio, o então professor de História do Brasil da minha turma cansou de falar sobre a "mão" estadunidense nesse golpe. Militares foram treinados pela CIA, inclusive, em métodos de interrogatório (tortura). Navios dos E.U.A. na nossa costa litorânea de "botuca" para dar uma ajudinha caso o golpe fosse mal-sucedido.

Recomendo a todos, principalmente àqueles que ainda hoje acham que o "perigo do comunismo" existe (Berlusconi que o diga, haha) e aos "paga-pau" dos E.U.A.

O documentário é narrado por Flávio Tavares, jornalista que sofreu nas mãos do golpe militar - e é dirigido por seu filho Camilo Tavares.

Um comentário:

Docinho disse...

Os detalhes sórdidos e de bastidores desse GOLPE de Estado são revoltantes... E depois vem EUA querendo convencer de que são a favor da democracia e direitos humanos. Só lamento para quem ainda hoje está sob efeito dessa lavagem cerebral. Essa ONU, liderada pelos yankees, só protege interesses do IMPERIALISMO.