Menu

quarta-feira, maio 11, 2011

Safári no Brasil?

A palavra safári tem suas origens no árabe, safar, que quer dizer jornada. Mas também pode significar alguma expedição exploratória (para observar os animais, a vida selvagem), como também uma expedição de caça.
Muitos filmes antigos (nem tanto assim!) mostram europeus e norte-americanos bem de vida fazendo viagens à África e levando com eles, no regresso a seus países, troféus - cabeça dos diversos animais que matavam por esporte.

Acontece que nos dias de hoje as leis mudaram: muitos animais que outrora eram caçados agora estão em risco (ou já entraram) de extinção, dentre outros problemas (como o desequilíbrio na cadeia alimentar, por exemplo). Mas se por um lado a legislação evoluiu (leia sobre os Declaração Universal dos Direitos dos Animais aqui), o próprio homo sapiens sapiens vem demonstrando que continua um gorila (ou seria chimpanzé?) raivoso, selvagem e, principalmente, muito irracional - apesar de se autointitular  "a imagem e semelhança de Deus". Sente a pretensão... (Por isso acredito que deus deve ser invenção humana, mas isso são outros 500!).

Recentemente, mais um caso de maldade contra animais - e dessa vez estamos falando de animais silvestres, em risco de extinção da fauna pantaneira, mais precisamente do estado de Mato Grosso do Sul - aconteceu!
No município de Aquidauana, em uma propriedade rural de propriedade de Beatriz Rondon (Fazenda Santa Sofia, considerada Reserva Particular do Patrimônio Natural), pecuarista que participava de uma ONG DE PROTEÇÃO A ONÇAS-PINTADAS e se dizia AMBIENTALISTA, vinham sendo realizados SAFÁRIS.

Essa criminosa e sua quadrilha chegava a vender um safári pela bagatela de 40 mil dólares a estrangeiros que vinham aqui para levar para casa, como troféu, alguma "lembrança" dos animais mortos na caçada. E claro que não eram somente estrangeiros que eram atraídos!

E o "melhor" ainda... Alguns desses filhos de quenga ou de chocadeira estrangeiros gravaram um vídeo da maravilhosa aventura e colocaram no Youtube (já falei aqui no blog sobre essa nova moda psicopata de colocar crimes nesse site). Mas alguém que ainda tem consciência nesse mundo de primatas selvagens (vulgo "ser humano") denunciou um desses vídeos a polícia.

Juntamente com o IBAMA, a polícia federal foi até a Fazenda Santa Sofia (coitada da santa) e apreendeu várias carcaças: de onças, veados, peles de sucuris, onças etc.

Foto extraída do endereço eletrônico Lar da Veterinária.

Agora, as perguntas que não calam:
  • Ela foi presa? NÃO (aliás, a "coitada" nem sabia que isso vinha acontecendo na sua própria fazenda). Terá que pagar uma "multa", uma palhaçada de uns 100 mil reais, por aí. Provavelmente nem irá, afinal estamos falando de uma pecuarista, gente "da grana" e com "costas quentes" no MS;
  • Os funcionários que trabalhavam nessa carnificina ILEGAL foram presos? Até hoje NÃO. SE algum for pra cadeia, certamente será aquele mais pobre (pobre ou rico, todos deveriam ser presos sem direito a fiança!).


E volto a repetir... Quem gosta de sair matando "por esporte" algum outro animal, não hesitará em assassinar algum da sua própria espécie. Pensem nisso.

Pra quem tiver estômago, existe um vídeo circulando por aí. Para assistir (e ler sobre mais detalhes), vá ao site do G1, clicando aqui.

Nenhum comentário: