Menu

sexta-feira, junho 24, 2011

O sonho americano

Oi, aqui quem escreve é uma "la cucaracha", apelido gentil que os estadunidenses dão a nós, latino-americanos. Pertencemos ao chamado terceiro mundo, países com governo corrupto, fome e miséria, onde falta o básico: educação, moradias dignas e um sistema de saúde decente.

Morar nos E.U.A., por exemplo, é o sonho de várias pessoas, inclusive de muitos brasileiros. A propaganda que chega até nossos televisores é sempre positiva. Lá há mais oportunidades para melhorar de vida, mais chances de possuir tudo aquilo que o terceiro mundo não oferece aos seus habitantes.

Mas parece que as coisas não são tão cor-de-rosa quanto pensam. Não sei se alguém já assistiu aquele documentário do Michael Moore chamado Sicko. Vale a pena, está disponível no Youtube.

Primeira parte de Sicko.

Recentemente, uma notícia circula pelos meios virtuais de comunicação, nos levando a refletir de que o "american way of life" só dá certo para os milionários capitalistas. É o caso de um homem que rouba UM dólar para ser preso para poder receber um tratamento de saúde na cadeia (para ler sobre o caso, clique aqui).

Uma situação decadente, bem coisa que vemos por aqui nos trópicos, por exemplo. Pessoas que não tem o que beber, o que comer, vivem pelas ruas e preferem passar suas noites em cadeias para ter um mínimo de dignidade. Lógico que não é todo lugar que oferece um "tratamento vip" para os prisioneiros (aqueles lugares superlotados que existem aos montes por aí), mas infelizmente isso existe e foi até tema para piada.

O personagem Zildo, da comédia da Terça Insana.

Espero que os "cucarachas", em vez de sonhar em ir para esse pedaço de paraíso na Terra (E.U.A.), aprendam a lutar por melhorias no próprio país, exercendo o direito de arrancar das tetas da máquina governamental toda a corja de políticos ladrões. Afinal, a democracia significa governo do povo - pelo menos assim dizem os dicionários...

Nenhum comentário: