Menu

sexta-feira, julho 22, 2011

O custo do desenvolvimento

Com certeza todos os raros leitores deste blogue sabem o que é o PAC. Caso alguém nunca tenha sequer ouvir disso, precisa se informar com urgência.

O Programa de Aceleração do Crescimento, implementado pelo governo Lula e tendo continuidade no governo atual, tem como objetivo a construção de obras faraônicas e superfaturadas para melhorar a infraestrutura do país, a fim de estimular o crescimento da nossa economia, criar mais empregos e melhoras de condições da vida de milhares de brasileiros.

Mas ao contrário do que esse programa tem por pretensão alcançar, a vida das pessoas de algumas regiões está tendo uma mudança drástica para pior. A chegada desses trabalhadores de outros lugares vem causando o aumento da violência, principalmente a violência sexual.
Claro que também há polêmicas em torno do superfaturamento das obras, das mortes recordes de trabalhadores (por causa da pouca segurança, dentre outras coisas), desmatamentos, desapropriação de terras indígenas etc e tal.

O blogueiro Raphael Tsavkko Garcia fez um ótimo texto sobre o problema comumente focado aqui no Feminino Sombrio - a violência contra a mulher (para ler, clique aqui). Recomendadíssimo, leiam mesmo.
Outra matéria, é da Marie Claire - ela aborda mais o lado das mulheres que (sobre)vivem nessas regiões (Jaci Paraná, mais especificamente). A situação é caótica.

E fica aqui a pergunta: será que essas obras são realmente urgentes? A construção do básico que muita gente ainda não tem? Mais que isso, e a melhoria no salário dos professores, as verbas para a educação e saúde (que são as mais desviadas), estão em que colocação nessa lista de prioridades do governo?

Nenhum comentário: