Menu

domingo, março 27, 2011

Ignorância em Comércio Exterior

Li ontem na Folha.com que o Brasil irá por "mais água na gasolina e importar álcool". Essa medida seria para baratear o preço do combustível.

Agora me pergunto: porque o preço da gasolina é tão alto se nós temos a Petrobrás? Tá, suponhamos que o petróleo extraído no Brasil não supra a demanda. 

Mas e o pré-sal? Durante a visita do Obama (na verdade um pouquinho antes), os E.U.A. ficaram "de olho" nisso, fazendo acordo com o Brasil para a importação das nossas jazidas de petróleo para não depender tanto dos países árabes.

Por dedução, o preço da nossa gasolina deveria ser mais em conta (e as ações da Petrobrás deveriam valer muito!).

E outra: a ideia não era o Brasil exportar biodiesel? Todas aquelas plantações de cana-de-açúcar, a fuligem cobrindo várias cidades... Pra nada? COMO ASSIM, importar álcool como combustível dos E.U.A.?

Estou abismada com a minha falta de atualização do mercado! Se alguém puder me explicar, estou a disposição.

Quem será que anda se acabando na "marvada pinga" para termos que importar álcool?
Inezita Barroso na foto.

Nenhum comentário: